Alumni Global

Brazilian litigation system and the Brazilian BAR association  

Na última terça, 23.05, a Alumni Direito UnB convidou os professores Leandro Gobbo e Kauê Machado para ministrar aula com a temática “Brazilian litigation system and the Brazilian BAR association – Discussion topics” para os estudantes do 2018 Brazilian Law Exchange Program. Muitos dos estudantes do Moritz College of Law, almejando trabalhar em escritórios de advocacia internacionais ou em bancos de investimentos voltados para a América Latina, participam do programa de intercâmbio da UnB para conhecer melhor o sistema jurídico brasileiro. Assim, a aula ministrada pela Alumni transmitiu conhecimentos sobre aspectos organizacionais do Sistema Judiciário (abordando a estrutura recursal e a hierarquia entre os tribunais, por exemplo), bem como sobre questões relativas ao cenário internacional de investimentos no Brasil. Agradecemos aos professores pelos conhecimentos compartilhados com os participantes do programa.

Também na última quarta-feira (23.05), a Alumni organizou visita institucional ao Supremo Tribunal Federal, onde os intercambistas puderam assistir trechos da sessão Plenária. Eles ficaram encantados com o fato de que as deliberações da Corte serem públicas, e discutiram semelhanças e diferenças entre os sistemas brasileiro e norte-americano.

Brazilian Law Exchange Program

Nesta quarta-feira (16/05), dando continuidade ao Brazilian Exchange Program, a Alumni Direito UnB organizou visita institucional ao Superior Tribunal de Justiça para os alunos intercambistas da Ohio State University.

Recepcionados pela Assessoria Internacional do Tribunal da Cidadania, os alunos visitaram o museu da Corte e os plenários e os salões que a compõem. Além disso, puderam assistir à sessão da Corte Especial.

Por fim, o Ministro Reynaldo Soares da Fonseca (STJ), membro da Alumni Direito UnB, gentilmente recebeu os intercambistas em seu gabinete, onde puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento do tribunal e do próprio sistema judicial brasileiro, em uma perspectiva comparada com o sistema americano. Os alunos também dialogaram com o Ministro sobre a sua trajetória e as perspectivas da jurisdição no âmbito do STJ. Assim, puderam ter uma experiência completa de como funciona uma Corte Superior no Brasil.

A Alumni Direito UnB agradece ao cerimonial do Tribunal pelo informativo passeio, ao Ministro Reynaldo pela gentileza de nos receber e a todos os alunos voluntários que ajudam a fazer deste programa a uma grande troca de experiências!

Brazilian Law Exchange Program

Nesta segunda, teve início o 2018 Brazilian Law Exchange Program, organizado pela Faculdade de Direito da UnB e pela Alumni Direito UnB. De 14 a 25 de maio de 2018, os intercambistas do Moritz College of Law, da Ohio State University, terão contato com diversos ramos do Direito brasileiro, bem como realizarão visitas institucionais ao Congresso Nacional, ao STJ e ao STF.

Entre as aulas, destacam-se temas de Direito Regulatório, Direito Ambiental, Direito Constitucional, Direito Processual e Direito Econômico.


Em contrapartida ao programa brasileiro, a Ohio State University concederá aos alunos da Faculdade de Direito da UnB bolsa integral para participação no 2018 American Law Language Program, com aulas intensivas de 6 horas diárias. As inscrições para o processo seletivo serão divulgadas em breve.


A internacionalização da Universidade de Brasília é pauta prioritária para a Alumni e, por isso mesmo, temos mantido diálogo constante com instituições de ensino internacionais para novas parcerias e intercâmbios.

Pedro Romano, Diretor da Faculdade de Direito de Lisboa e o professor Menezes Cordeiro visitam a Faculdade de Direito 

No mês da internacionalização da Alumni Direito UnB, recebemos ontem o Diretor da Faculdade de Direito de Lisboa, o senhor Pedro Romano e o professor Menezes Cordeiro.

A Faculdade de Direito da UnB recentemente celebrou convênio inédito com o STF e está desenvolvendo um dos primeiros softwares de inteligência artificial para o Judiciário Brasileiro.

Encontro com o Professor Dr Robert Alexy

Alumni Direito UnB, no dia 25 de maio, esteve com o o Professor Dr Robert Alexy. A possibilidade de termos uma crescente experiência internacional no âmbito de nossa Faculdade é algo realmente gratificante e nos impulsionará para novos horizontes.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer os organizadores do evento. Desta forma, parabenizamos o professor João Costa Neto, CADir, Mamede Said, Claudia Rosane Roesler e a UCB na pessoa do Des. Diaulas Ribeiro.

Confraternização com os estudantes de Ohio State University 

A Alumni Direito UnB realizou, no da 23 de maio, a confraternização para os estudantes da Ohio State University em companhia do CADir, Olímpia Direito e Advocatta EJ. Cada vez mais, fica claro que em conjunto podemos construir novas perspectivas. Este tem sido o espírito a nos guiar.
Agradecemos, especialmente, aos sócios do escritório Torreão Braz Advogados pela recepção aos estudantes no Brazilian Law Exchange Program.

Brazilian Law Exchange Program

No dia 19 de maio, o alumnus Pedro Felipe Santos, recém egresso do LLM em Harvard, apresentou aos estudantes visão comparada entre Sistemas Judiciários brasileiro e norte-americano. Coube ao Diretor Presidente da Alumni Ronald Barbosa abordar desafios e potenciais da Liderança Discente.
A Alumni Direito UnB agradece à gestão da Faculdade de Direito, nas pessoas do Professor Juliano Zaiden Benvindo e do Diretor Mamede Said, a oportunidade de participar de compartilhar desse momento.

 

Visita com os alunos de Direito da Ohio State University à Câmara dos Deputados  

No dia 18 de maio, a Alumni Direito UnB guiou os alunos de Direito da Ohio State University em visita à Câmara dos Deputados, organizada pela Diretora de Relações Internacionais da Alumni Liana Issa.

Recepção dos estudantes de Moritz College of Law 

No dia 15 de maio, a Alumni Direito UnB, junto com a Direção da Faculdade, na figura do professor Mamede Said e na Pós-graduação, sob a coordenação do professor Juliano Zaiden Benvindo, recepcionou os estudantes do Moritz College of Law, da Ohio State, para o curso 2017 Brazilian Law Exchange Program.
Durante a recepção, a Alumni ofereceu um café da manhã para os estudantes e providenciou a hospedagem de cada um. Neste particular, a Alumni agradece imensamente Fábio Mattos Leal Dias, Lorena Veras e João Gabriel Santos por todo o apoio.
Posteriormente, foi realizado um tour no campus enquanto os estudantes aguardavam o início da aula de tarde com o professor Marcio Aranha.
Ao longo de duas semanas, o corpo docente da Faculdade de Direito da UnB promoverá encontros diários para discutir temas como transconstitucionalismo, direito concorrencial, organização judiciária, direito regulatório e separação dos poderes no Brasil.