Notícias

Finalização da assistência da Alumni Direito UnB para a manutenção dos Jardins

No mês de agosto, a UnB contratou a empresa que prestará serviços de manutenção e reparo no campus, inclusive nos Jardins.

A Alumni Direito.UnB permanecerá à disposição da comunidade, caminhando sempre para a formação de uma cultura de retorno e do engrandecimento da Universidade de Brasília.

Mais uma vez agradecemos a valorosa colaboração do alumnus na restauração e manutenção dos Jardins:

Cássio Lourenço e do escritório Lourenço Ribeiro Advogados Associados;
Shigueru Sumida;
Fábio Esteves;
Clara da Mota:
Suzana Borges;
Reynaldo Fonseca;
Alfredo Brandão;
Márcio Américo;
Antônio Torreão Braz Filho.

Clínica de Direitos Humanos

A Faculdade de Direito da UnB passou a integrar a denominada Rede de Direitos Humanos e Educação Superior-DHES, instituindo a Clínica de Direitos Humanos e Democracia da Universidade de Brasília (CDHD-UnB), que tem como finalidade orientar e prestar consultoria jurídica especializada e interdisciplinar à sociedade, por meio de projetos clínicos previamente aprovados pelo seu Conselho-Geral. 

Os objetivos precípuos da CDHD-UnB são promover a interação entre a universidade e a sociedade, por meio de sua atuação no campo dos direitos humanos; promover a pesquisa e a extensão universitárias; promover a qualificação dos discentes, a interdisciplinariedade e a atuação mútua, tudo dentro de um contexto de participação especializada em demandas estruturantes coletivas ou em litígios estratégicos.

Visando ao compartilhamento de experiências metodológicas e concepções teóricas com colegas da área, o professor Daniel Bonilla Maldonado, referência na América Latina e em instituições norte-americanas, foi convidado a participar e auxiliar a instalação e continuidade da Clínica de Direitos Humanos da Universidade de Brasília.

O projeto da Clínica de Direitos Humanos da Universidade de Brasília foi apresentado à Alumni Direito UnB pelas professoras Loussia Felix e Ela Wiecko, bem como pelo Diretor da Faculdade de Direito, professor Mamede Said, que destacaram a relevância da iniciativa e os potenciais benefícios para a comunidade.

Nossa Alumni ficou honrada com o convite para apoiar este relevante projeto e, mediante a valiosa participação de um grupo de associados interessados no fomento da Clínica de Direitos Humanos, remunerou o Professor Daniel Bonilla por sua atuação, além de ter custeado sua estadia em Brasília pela duranção do trabalho.

Assim, a partir da capacitação proporcionada pelo Professor Daniel Bonilla, a Clínica seguirá desenvolvendo o seu trabalho, com o firme propósito de replicar o conhecimento adquirido e atingir os relevantes objetivos do projeto.

Nota de repúdio

Doações: Jardins da Faculdade de Direito

Caros Alumni, estamos promovendo uma campanha para cuidar dos Jardins da FD por três meses, com a colaboração e a força de toda nossa comunidade.

Gostaríamos muito de contar com o apoio de vocês.

Qualquer valor de doação que auxilie no custeio das diárias do serviço que será executado será bem vindo.

Todos da diretoria estamos à disposição para sanar qualquer dúvida.

Já dizia Mário Quintana que “o que mata um jardim não é mesmo alguma ausência nem o abandono… O que mata um jardim é esse olhar vazio de quem por eles passa indiferente”.

Brazilian litigation system and the Brazilian BAR association – Discussion topics

Na última terça, 23.05, a Alumni Direito UnB convidou os professores Leandro Gobbo e Kauê Machado para ministrar aula com a temática “Brazilian litigation system and the Brazilian BAR association – Discussion topics” para os estudantes do 2018 Brazilian Law Exchange Program. Muitos dos estudantes do Moritz College of Law, almejando trabalhar em escritórios de advocacia internacionais ou em bancos de investimentos voltados para a América Latina, participam do programa de intercâmbio da UnB para conhecer melhor o sistema jurídico brasileiro. Assim, a aula ministrada pela Alumni transmitiu conhecimentos sobre aspectos organizacionais do Sistema Judiciário (abordando a estrutura recursal e a hierarquia entre os tribunais, por exemplo), bem como sobre questões relativas ao cenário internacional de investimentos no Brasil. Agradecemos aos professores pelos conhecimentos compartilhados com os participantes do programa.

Também na última quarta-feira (23.05), a Alumni organizou visita institucional ao Supremo Tribunal Federal, onde os intercambistas puderam assistir trechos da sessão Plenária. Eles ficaram encantados com o fato de que as deliberações da Corte serem públicas, e discutiram semelhanças e diferenças entre os sistemas brasileiro e norte-americano.

Competição Brasileira de Processo

Segundo lugar na fase escrita, primeiro lugar nos nossos corações! A Alumni – Direito – UnB parabeniza os estudantes que representaram a nossa amada Universidade na Competição Brasileira de Processo, que com orgulho foram lá e ostentaram a bandeira da Universidade de Brasília.

Na semana passada, nossos estudantes foram ao Rio de Janeiro para finalizar sua participação na 1a edição da Competição Brasileira de Processo. Nessa fase presencial, eles participaram de julgamentos simulados enfrentando, do outro lado, equipes da USP, PUC-SP, UFMG e Mackenzie.

Nossos oradores foram elogiados pelas outras equipes pela eloquência, pelo caráter inovador das teses defendidas e pela combatividade.

Ao final, coroaram essa dedicação de meses recebendo o segundo lugar geral na fase escrita.

A Alumni sente muito orgulho de ter contribuído para esse resultado!

Brazilian Law Exchange Program 

Nesta quarta-feira (16/05), dando continuidade ao Brazilian Exchange Program, a Alumni Direito UnB organizou visita institucional ao Superior Tribunal de Justiça para os alunos intercambistas da Ohio State University.

Recepcionados pela Assessoria Internacional do Tribunal da Cidadania, os alunos visitaram o museu da Corte e os plenários e os salões que a compõem. Além disso, puderam assistir à sessão da Corte Especial.

Por fim, o Ministro Reynaldo Soares da Fonseca (STJ), membro da Alumni Direito UnB, gentilmente recebeu os intercambistas em seu gabinete, onde puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento do tribunal e do próprio sistema judicial brasileiro, em uma perspectiva comparada com o sistema americano. Os alunos também dialogaram com o Ministro sobre a sua trajetória e as perspectivas da jurisdição no âmbito do STJ. Assim, puderam ter uma experiência completa de como funciona uma Corte Superior no Brasil.

A Alumni Direito UnB agradece ao cerimonial do Tribunal pelo informativo passeio, ao Ministro Reynaldo pela gentileza de nos receber e a todos os alunos voluntários que ajudam a fazer deste programa a uma grande troca de experiências!

Brazilian Law Exchange Program

Nesta segunda, teve início o 2018 Brazilian Law Exchange Program, organizado pela Faculdade de Direito da UnB e pela Alumni Direito UnB. De 14 a 25 de maio de 2018, os intercambistas do Moritz College of Law, da Ohio State University, terão contato com diversos ramos do Direito brasileiro, bem como realizarão visitas institucionais ao Congresso Nacional, ao STJ e ao STF.

Entre as aulas, destacam-se temas de Direito Regulatório, Direito Ambiental, Direito Constitucional, Direito Processual e Direito Econômico.


Em contrapartida ao programa brasileiro, a Ohio State University concederá aos alunos da Faculdade de Direito da UnB bolsa integral para participação no 2018 American Law Language Program, com aulas intensivas de 6 horas diárias. As inscrições para o processo seletivo serão divulgadas em breve.


A internacionalização da Universidade de Brasília é pauta prioritária para a Alumni e, por isso mesmo, temos mantido diálogo constante com instituições de ensino internacionais para novas parcerias e intercâmbios.

Pedro Romano, Diretor da Faculdade de Direito de Lisboa e o professor Menezes Cordeiro vistam a Faculdade de Direito 

No mês da internacionalização da Alumni Direito UnB, recebemos ontem o Diretor da Faculdade de Direito de Lisboa, o senhor Pedro Romano e o professor Menezes Cordeiro.

A Faculdade de Direito da UnB recentemente celebrou convênio inédito com o STF e está desenvolvendo um dos primeiros softwares de inteligência artificial para o Judiciário Brasileiro.

1º Seminário da Women in Antitrust Latin America

A Alumni Direito UnB teve o privilégio de apoiar o 1º Seminário da Women in Antitrust Latin America que aconteceu ontem na nossa Faculdade de Direito. A força do evento, com grandes nomes do antitruste, dentre as quais, as Professoras da UnB Ana Frazão e Amanda Athayde, incentivou as associadas Liana Issa e Maria Augusta Rost a pleitear a criação da Comissão das Mulheres na Alumni Direito UnB. Em breve, traremos novas informações sobre a criação da Comissão, que dará continuidade ao projeto Trajetórias Femininas na UnB, entre outras iniciativas.

Biopirataria e biodireito: Civilização do Futuro

A Alumni iniciou hoje seu mês internacional recebendo o professor Pedro Diaz Peralta da Universidade Complutense de Madri (professor visitante na Universidade de Harvard e Oxford). O tema do seminário foi “Biopirataria e biodireito: Civilização do Futuro”. O evento foi realizado na sede da OAB/DF a partir de 19h. Agradecemos todos os presentes e, em especial, o Presidente Juliano Costa Couto.

Trajetórias Femininas

No dia 12 de março foi realizado, nos jardins da FD,  um belíssimo evento idealizado e projetado pelas alumni Maria Augusta Rost e Liana Issa, para evidenciar as trajetórias marcantes de alumni inspiradoras!

Programa de Apoio a Estudantes de Baixa Renda 

A Alumni Direito/UnB deu início a um programa de apoio a estudantes de baixa renda.

O primeiro passo foi convidar os dois primeiros beneficiados, os calouros Roberto Augusto Brito Alves, 17 anos, e Suelen Regina Pereira dos Santos, 18, para um almoço num restaurante na última segunda-feira (5 de março).

Na ocasião, representantes da Alumni Direito presentearam cada jovem com um notebook e cerca de 15 livros de direito, além de se colocarem à disposição para ajudá-los quando eles quiserem arrumar estágio. O objetivo é motivar e facilitar a vida acadêmica dos beneficiados.

A partir dos próximos semestres, o plano é conceder o benefício a mais aprovados que sejam de baixa renda.

Diálogo entre alumni e o Ministro do STJ, Sebastião Reis Júnior 

A Alumni Direito UnB realizou evento na Faculdade de Direito com o Ministro Sebastião Reis Júnior, no dia 20 de novembro, segunda-feira, às 19:30h.

O tema em debate foi “Democracia, Mídia, Administração Pública e Justiça”.

 

Jantar Alumni e IVNL 

A Alumni Direito UnB e o IVNL realizaram jantar para marcar o final do produtivo ano de 2017.

Reforma do CADir 

O grupo UnB na Ordem, na noite de ontem, realizou um jantar na casa do alumnus Ticiano Figueiredo em que levantou fundos para doação à Alumni Direito UnB. O objetivo da arrecadação foi reformar o nosso querido espaço do CADir.
Hoje, logo no início da manhã, a Alumni Direito entrou em contato por telefone com a diretoria do Centro Acadêmico para dar a boa notícia e informar que estamos prontos para realizar a reforma. Aproveitamos a ocasião para encaminhar o projeto em 3D, assinado pelo Studio Arch+, para que todos pudessem saber das novidades. Serão vários tipos de investimentos na estrutura física do CADir, além de inovações na área tecnológica.
Agradecemos a todos os ex-alunos pelo carinho demonstrado e por serem tão envolvidos com o projeto Alumni. Vocês estão transformando a realidade!
A Alumni Direito desde seu novo início tem como objetivo fomentar a cultura do retorno e, para nossa felicidade, a comunidade tem correspondido sempre.
Comecem a conhecer o projeto apresentado.

Dia Internacional da Juventude 

No Dia Internacional da Juventude, a Alumni Direito UnB foi convidada e recebida pela contagiante juventude da Advocatta EJ para tratar sobre a importância da comunidade estar unida por nossa Faculdade. A sede Alumni/Advocatta será apenas um começo.
A Alumni aproveitou para, com muito orgulho, convidar os estudantes a participar cada vez mais deste novo momento que está sendo construído.
É uma grande alegria para Alumni Direito UnB poder contar com esta Empresa Junior que vem trazendo o empreendedorismo para jovens talentos da UnB.

Associação 

A Alumni Direito UnB, com grande alegria, recebeu a notícia e pedido de associação de Evandro Pertence, Wagner Rossi e o Ministro Sepúlveda Pertence. É a primeira vez que a Alumni passa a contar em seus quadros com um ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal.

Sejam bem-vindos! É uma honra!

Associe-se à Alumni Direito UnB e fortaleça sua Faculdade: http://alumnidireitounb.org.br/alumn…/torne-se-um-associado/

Cátedra

A Alumni Direito UnB foi convidada a participar da reunião de Diretoria do Instituto Victor Nunes Leal para tratar a respeito da Cátedra a ser iniciada na Faculdade de Direito, bem como da confraternização de fim de ano em homenagem ao ilustre Victor Nunes Leal.
É uma grande honra poder dar continuidade a esta parceria que possibilita uma grande ampliação de horizonte e perspectiva para nossa associação.

Cultura do Retorno

Entender a Cultura do Retorno é ter responsabilidade sobre a coisa pública. A Alumni Direito UnB reitera seu esforço para contribuir e fazer com que todos compreendam que a responsabilidade sobre a coisa pública não se restringe à esfera estatal. Diante a notícia abaixo, nossos esforços serão ainda maiores para que nossa UnB mostre que este projeto que nasceu aqui será sempre uma alternativa para todos que acreditam na educação como uma prioridade.

Associe-se à Alumni Direito UnB e fortaleça sua Faculdade: http://alumnidireitounb.org.br/alumn…/torne-se-um-associado/

Construção da sede Alumni Direito/Advocatta EJ

A UnB entregou a contraproposta aprovada para construção da sede Alumni Direito/Advocatta EJ.
Este projeto é um marco uma vez que sela a possibilidade que ex-alunos possam doar e revitalizar o espaço público.
Além disso, ter a Advocatta neste sonho é fundamental uma vez que a Alumni Direito está apoiando um projeto que ensina os alunos a empreenderem e construirem coisas novas.
Agradecemos enormemente o apoio da Direção da Faculdade, no nome do professor Mamede Said, a Diretoria da Advocatta EJ, que é sempre espetacular e todos os ex-alunos que se comprometeram com este sonho. A realidade está mudando, mas isso somente é possível graças a vocês, aqueles que realmente acreditam, associam e doam.

A Alumni Direito solicitou que a reforma fosse iniciada ainda  no mês de agosto.

Faculdade de Direito da UnB é a primeira colocada no Exame de Ordem XXII

A Alumni Direito UnB parabeniza os estudantes de graduação da Faculdade de Direito da UnB pelo primeiro lugar em Brasília no Exame de Ordem XXII e pelo excelente resultado na classificação nacional.
No último exame a Faculdade já havia estado em 1º lugar e novamente repete o bom desempenho.
Sigamos!

Fortalecimento do Núcleo de Direito Setorial e Regulatório

A Alumni Direito UnB se reuniu com o professor Marcio Aranha com intuito de dar apoio para o fortalecimento do Núcleo de Direito Setorial e Regulatório da Faculdade de Direito da UnB por meio de ações e investimento em seu funcionamento e atividades.
Vale lembrar que o Núcleo é um centro de pesquisa da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília que, a partir do estudo de teorias jurídicas, arcabouços normativos e políticas públicas incidentes sobre atividades econômicas relevantes, aprofunda o conhecimento da prática regulatória no Brasil e no mundo. Criado em 2001, na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, o NDSR tem contribuído para o desenvolvimento do estado da arte em direito setorial e regulatório ao congregar, em ambiente colaborativo, formuladores de políticas públicas, reguladores, usuários/consumidores, e a sociedade civil, consolidando o diálogo interdisciplinar para enfrentamento das transformações nos setores de saúde, educação, (tele)comunicações, aviação civil, transportes terrestres, mineração, energia, petróleo e gás natural.

10º Almoço Cultural do IVNL

A Alumni Direito UnB esteve hoje no 10º Almoço Cultural do IVNL, com Palestra do Ministro Noronha, Tema: Brasil e Judiciário – Uma Visão Contemporânea. Agradecemos a parceria realizada ao longo dos últimos anos e acreditamos que caminharmos juntos permitirá a criação de novos horizontes.

Faculdade de Direito atinge o primeiro lugar em Brasília no Exame de Ordem XXI

A Alumni Direito UnB parabeniza os estudantes de graduação da Faculdade de Direito da UnB pelo primeiro lugar em Brasília no Exame de Ordem XXI e pelo 7º lugar na classificação nacional.

Apoio à criação do Fundo Patrimonial

A Alumni Direito UnB agradece o grande apoio dado pela senadora e pelo Parlamento de uma forma geral para que as universidades públicas possam ter seus Fundos Patrimoniais e, desta forma, aumentar o investimento no ensino superior público.

A Alumni Direito, em particular, aproveita a ocasião para agradecer todos os associados e apoiadores que têm realizado contribuições financeiras e permitido que os projetos da nossa Faculdade se tornem realidade.

Agradecemos, também, a Direção e professores da Faculdade pelo apoio fundamental para que possamos reformar o nosso prédio e criar várias outras oportunidades para nossa comunidade.

Nossa universidade sempre teve pessoas incríveis e isso que nos permitiu preservarmos a importância desta instituição.

Gratidão a todos que acreditam no sonho e promovem ações concretas para que eles se tornem realidade.

Encontro com o Professor Dr Robert Alexy

Alumni Direito UnB, no dia 25 de maio, esteve com o o Professor Dr Robert Alexy. A possibilidade de termos uma crescente experiência internacional no âmbito de nossa Faculdade é algo realmente gratificante e nos impulsionará para novos horizontes.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer os organizadores do evento. Desta forma, parabenizamos o professor João Costa Neto, CADir, Mamede Said, Claudia Rosane Roesler e a UCB na pessoa do Des. Diaulas Ribeiro.

Confraternização com os estudantes de Ohio State University 

A Alumni Direito UnB realizou, no da 23 de maio, a confraternização para os estudantes da Ohio State University em companhia do CADir, Olímpia Direito e Advocatta EJ. Cada vez mais, fica claro que em conjunto podemos construir novas perspectivas. Este tem sido o espírito a nos guiar.
Agradecemos, especialmente, aos sócios do escritório Torreão Braz Advogados pela recepção aos estudantes no Brazilian Law Exchange Program.

Brazilian Law Exchange Program

No dia 19 de maio, o alumnus Pedro Felipe Santos, recém egresso do LLM em Harvard, apresentou aos estudantes visão comparada entre Sistemas Judiciários brasileiro e norte-americano. Coube ao Diretor Presidente da Alumni Ronald Barbosa abordar desafios e potenciais da Liderança Discente.
A Alumni Direito UnB agradece à gestão da Faculdade de Direito, nas pessoas do Professor Juliano Zaiden Benvindo e do Diretor Mamede Said, a oportunidade de participar de compartilhar desse momento.

Visita com os alunos de Direito da Ohio State University à Câmara dos Deputados  

No dia 18 de maio, a Alumni Direito UnB guiou os alunos de Direito da Ohio State University em visita à Câmara dos Deputados, organizada pela Diretora de Relações Internacionais da Alumni Liana Issa.

Recepção dos estudantes de Moritz College of Law 

No dia 15 de maio, a Alumni Direito UnB, junto com a Direção da Faculdade, na figura do professor Mamede Said e na Pós-graduação, sob a coordenação do professor Juliano Zaiden Benvindo, recepcionou os estudantes do Moritz College of Law, da Ohio State, para o curso 2017 Brazilian Law Exchange Program.
Durante a recepção, a Alumni ofereceu um café da manhã para os estudantes e providenciou a hospedagem de cada um. Neste particular, a Alumni agradece imensamente Fábio Mattos Leal Dias, Lorena Veras e João Gabriel Santos por todo o apoio.
Posteriormente, foi realizado um tour no campus enquanto os estudantes aguardavam o início da aula de tarde com o professor Marcio Aranha.
Ao longo de duas semanas, o corpo docente da Faculdade de Direito da UnB promoverá encontros diários para discutir temas como transconstitucionalismo, direito concorrencial, organização judiciária, direito regulatório e separação dos poderes no Brasil.

Posse do alumnus Tarcísio Vieira

No dia 10 de maio a Alumni Direito UnB esteve presente na posse do alumnus Tarcísio Vieira como Ministro efetivo do TSE. Aproveitamos a oportunidade para parabenizá-lo pela belíssima trajetória profissional e agradecê-lo por todo apoio dado a esta associação.

Palestra do Professor David Olson

No dia 05 de maio a Alumni Direito UnB prestigiou a palestra do Professor David Olson, organizada pela pós-graduação da Faculdade de Direito da UnB, com apoio desta Alumni Direito UnB.