A Faculdade de Direito da UnB passou a integrar a denominada Rede de Direitos Humanos e Educação Superior-DHES, instituindo a Clínica de Direitos Humanos e Democracia da Universidade de Brasília (CDHD-UnB), que tem como finalidade orientar e prestar consultoria jurídica especializada e interdisciplinar à sociedade, por meio de projetos clínicos previamente aprovados pelo seu Conselho-Geral.
Os objetivos precípuos da CDHD-UnB são promover a interação entre a universidade e a sociedade, por meio de sua atuação no campo dos direitos humanos; promover a pesquisa e a extensão universitárias; promover a qualificação dos discentes, a interdisciplinariedade e a atuação mútua, tudo dentro de um contexto de participação especializada em demandas estruturantes coletivas ou em litígios estratégicos.
Visando ao compartilhamento de experiências metodológicas e concepções teóricas com colegas da área, o professor Daniel Bonilla Maldonado, referência na América Latina e em instituições norte-americanas, foi convidado a participar e auxiliar a instalação e continuidade da Clínica de Direitos Humanos da Universidade de Brasília.
O projeto da Clínica de Direitos Humanos da Universidade de Brasília foi apresentado à Alumni Direito UnB pelas professoras Loussia Felix e Ela Wiecko, bem como pelo Diretor da Faculdade de Direito, professor Mamede Said, que destacaram a relevância da iniciativa e os potenciais benefícios para a comunidade.
Nossa Alumni ficou honrada com o convite para apoiar este relevante projeto e, mediante a valiosa participação de um grupo de associados interessados no fomento da Clínica de Direitos Humanos, remunerou o Professor Daniel Bonilla por sua atuação, além de ter custeado sua estadia em Brasília pela duranção do trabalho.
Assim, a partir da capacitação proporcionada pelo Professor Daniel Bonilla, a Clínica seguirá desenvolvendo o seu trabalho, com o firme propósito de replicar o conhecimento adquirido e atingir os relevantes objetivos do projeto.
